Como funcionam os eliminadores de ar?
Eliminadores de ar, também conhecidos como ventosas, são dispositivos usados em sistemas de encanamento e hidráulicos para remover ar acumulado.
A presença de ar em sistemas de água pode causar uma série de problemas, incluindo a redução da eficiência do sistema, danos aos canos e equipamentos, e aumento do consumo de energia.
Aqui está um resumo básico de como os eliminadores de ar funcionam:
Admissão de ar: Quando o sistema está sendo preenchido ou durante o funcionamento normal, o ar pode ser introduzido no sistema. O ar tende a subir e se acumular nos pontos mais altos do sistema de encanamento.
Detecção de ar: O eliminador de ar é instalado nesses pontos altos, onde o ar tende a se acumular. O dispositivo possui um flutuador interno que é mantido na parte inferior do eliminador de ar quando ele está cheio de água. Quando o ar entra no eliminador, ele desloca a água, fazendo com que o flutuador caia.
Liberação de ar: A queda do flutuador abre uma válvula na parte superior do eliminador de ar. Isso permite que o ar acumulado escape, enquanto a água é impedida de sair devido à sua maior densidade.
Selagem: Assim que todo o ar é expelido e a água volta a preencher o eliminador, o flutuador sobe novamente, fechando a válvula e impedindo a saída de mais água.
Os eliminadores de ar são partes vitais de muitos sistemas hidráulicos e de encanamento, garantindo que o ar não cause problemas ao sistema.